quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Desse jeito onde vamos parar?

Tem dias em que dar aula se torna muito difícil! Cada vez mais estou vendo dentro das instituições escolares, crianças que não dão a mínima para os estudos, pior, não tem o mínimo de respeito pelos educadores. Crianças que deveriam ter uma bagagem de educação básica vinda de casa, dada pelo pai, mãe, avós ou responsáveis!
O que vejo hoje em dia, são crianças "depositadas" em escolas. Crianças que não tem a mínima atenção dos pais,crianças que tem como exemplo em casa irmãos drogado e tios bêbados ou seja, não tem a mínima estrutura familiar.
Como que um singelo professor vai conseguir se estruturar para os vários problemas que vai encontrar em sala de aula, sem pelo menos a ajuda da família do aluno?
Na maioria das vezes existem 25 alunos dentro da sala( pelo menos na rede municipal), 25 realidades diferentes,25 famílias diferentes, 25 problemas diferentes, isso quando o professor não tem 2 ou 3 salas,(como no meu caso)ou seja, quase 75 personalidades diferentes.
Vejo que o educador de hoje alem de ensinar a matéria, precisa também ensinar moral, ter conhecimento de psicologia,ter conhecimento de psicomotricidade, precisa saber lidar com o tão famoso aluno imperativo,inclusivo e todos os outros que aparecerem.Precisa não perder a calma, estar sempre paciente,porque qualquer coisa que aconteça com o aluno,o professor corre o risco de ser denunciado por agressão psicologia. Ufa!E mais uma vez falo, está muito difícil dar aula neste país!
Que saudade eu tenho da época em que o professor era mestre!
Da época em que os pais estavam junto com a escola na aprendizagens dos filhos. Saudades de quando o aluno ia mal nos exames, os pais repreendiam o aluno e não os professores como acontece hoje em dia!Isso é um absurdo!
Ser professor no Brasil de hoje é ser artista, é fazer mágica, é andar na corda bamba fazendo malabarismo!
Desse jeito onde vamos parar?
Por Priscila Velozo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário